Dedicada ao processo de co-criação (ou manifestação) das essências, em seu caminhar pela floresta, Maria Teresa deparou-se com a presença do Grande Espírito em seus quatro servidores, a Água, o Fogo, o Ar e a Terra. Eles foram criados em sua expressão, na Terra-natureza, junto com o cristal. A Água é o movimento que está na queda de uma pequena e protegida cachoeira; o Fogo é a luz eletromagnética do raio da tempestade; o Ar é o espaço no morro mais elevado da região; e a Terra é a memória sedimentada do planeta num cerimonial de sete grandes pedras.

Os quatro servidores em sua ação de cura, na diluição que o usuário toma, são denominamos de Afinadores, porque curam pelo equilíbrio ao afinar o nível mais sutil de consciência do usuário que é seu campo sonoro (ou de som).

Grande Espírito Água

O Grande Espírito Água foi criado no dia de Gabriel, 24 de março de 1999. A água fluente da cachoeira recebeu em sinergia os cristais: Quartzo branco de Gabriel, rubi da Índia, calcita laranja bruta, ponta de citrino, esmeralda, quartzo rosa, quartzo azul, ametista, quartzo rutilado dourado.

AFINADOR ÁGUA: Sou a Mãe Água, o Movimento que dá paz e serenidade.

Grande Espírito Fogo

O Grande Espírito Fogo criado na noite do dia de Miguel, o Arcanjo. De 28 a 29 de setembro de 2000. A água da vasilha recebeu a vibração dos raios da tempestade em sinergia com os cristais: jaspe de terra, cornalina, citrino, calcita dourada, serpentina, esmeralda, quartzo azul, lápis-lazúli, sugilita, ametista, quartzo dourado rutilado de Gabriel e quartzo branco de Gabriel. Os cristais formam toda a sequência do prisma, com suas nuances, como um arco-íris.

AFINADOR FOGO: Sou o Pai Fogo, a Luz que vitaliza e renova.

Grande Espírito Ar

O servidor Ar do Grande Espírito foi criado no topo do monte Agudo em noite de lua cheia de maio, em sinergia com uma Fluorita dourada e lilás, e o quartzo branco de Gabriel.

AFINADOR AR: Sou o Pai Ar, a Consciência que alimenta e unifica

Grande Espírito Terra

O servidor Terra do Grande Espírito foi criado com a vibração da Lua Cheia de julho de 2000. A água da vasilha recebeu a forte irradiação magnética da Terra em sinergia com cristais e gemas que vibram na cromática da energia básica telúrica: Quartzo rutilado dourado, granada, ágata de terra, hematita e ônix.

AFINADOR TERRA: Sou A Mãe Terra, a o Amor que acolhe e sustenta.